Radiologia

Quais são os exames radiográficos na rotina odontológica ?

São aparelhos protéticos que substituem os dentes naturais perdidos. Para que o sistema mastigatório funcione adequadamente os dentes precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior. A perda de um só dente desequilibra esse sistema de forças, e os dentes movimentam-se migrando para compensar a perda. Espaços são criados, desníveis acontecem e a mastigação e a estética sofrem. Os dentes precisam ser recolocados.

As radiografias oferecem algum risco aos pacientes ?

Apesar de existir um certo risco radiobiológico no uso de raios X, está provado cientificamente que este é menor que o risco de radiação de fundo ambiental (ex: radiação cósmica, radiação do solo, radiação ultravioleta) a que estamos expostos diariamente.

Pra que serve o exame radiográfico periapical ?

O exame radiográfico periapical serve para obter uma vista dos ápices das raízes dos dentes e das estruturas que o rodeiam. Este exame possui algumas indicações importantes, como, por exemplo, pesquisa de nódulos e calcificações pulpares, fraturas, anomalias, reabsorções e focos periapicais que atingem o órgão dental.

Pra que serve a telerradiografia lateral ?

A telerradiografia lateral é usada na localização de dentes retidos, quando estes estão impactados na parte anterior da maxila, isto é, naquela área onde, mesmo com radiografia panorâmica, é difícil a localização.

Pra que serve a radiografia panorâmica ?

A radiografia panorâmica serve para mostrar uma visão de todo o maxilar e mandíbula com uma única radiografia, com uma visão geral da região em todas as direções.

Pra que serve a radiografia oclusal ?

A radiografia oclusal é usada no estudo de fraturas dos maxilares, para analisar as glândulas salivares submandibulares, fazer medições ortodônticas, determinar o tamanho dos maxilares, ou, ainda, estudar as fendas palatinas.