Fale Conosco: +55 22 2762-0557 / 2762-4915

Próteses Dentárias

O que são próteses dentárias ?
faq1

São aparelhos protéticos que substituem os dentes naturais perdidos. Para que o sistema mastigatório funcione adequadamente os dentes precisam estar em equilíbrio nos arcos dentários superior e inferior. A perda de um só dente desequilibra esse sistema de forças, e os dentes movimentam-se migrando para compensar a perda. Espaços são criados, desníveis acontecem e a mastigação e a estética sofrem. Os dentes precisam ser recolocados.

Quais os tipos de próteses que existe ?
faq2
  • Parcial Fixa ou Ponte Fixa
  • Parcial Removível ou Ponte Móvel
  • Total Móvel ou Dentadura
  • Fixa ou Móvel sobre Implantes
De que material as próteses podem ser feitas ?
faq3

As próteses podem ser feitas de acrílico ou porcelana. As próteses de acrílico não fazem ruídos quando a pessoa mastiga, são mais difíceis de quebrar, mas mudam de cor, exigem mais cuidado na limpeza e desgasta com o tempo. E as próteses de porcelana não mudam de cor, são mais fáceis de limpar e sofrem pouco desgaste com o tempo, mas fazem ruídos ao mastigar e se quebram com mais facilidade.

Como agir nos primeiros dias de uso da prótese ?
faq4

Deve-se ingerir somente alimentos macios nos primeiros dias. Com o passar do tempo podendo ingerir alimentos sólidos desde que sejam mastigados vagarosamente, afim de controlar a dentadura e a pressão das gengivas ao morder.

Como limpar a prótese no dia-a-dia ?
faq5

Limpar a prótese após as refeições utilizando uma escova própria para próteses, cuja característica é a presença de cerdas de dois comprimentos. Existe uma linha de produtos efervescentes para higienização química das próteses cuja utilização, no entanto, não substitui a higienização com pasta e escova. No caso de próteses fixas, deve usar o escovilhão e pasta de dentes.

Quando a prótese deve ser substituída ?
faq6

As próteses totais devem ser substituídas ao fim de 5 anos. As próteses móveis que devem ser vistas a cada 4 meses. No caso das fixas, com uma boa manutenção, podem-se manter uma vida inteira.

Periodicamente o paciente deve recorrer ao seu dentista para que fazer controles periódicos, verificar as gengivas e os ajustes oclusais.