Fale Conosco: +55 22 2762-0557 / 2762-4915

Clareamento à Laser

Como funciona o clareamento dental a laser ?
faq2

O clareamento dental a laser é a técnica mais moderna, mais rápida e mais eficiente atualmente para promover o clareamento dos dentes. Nesta técnica, um gel à base de peróxido de hidrogênio com concentração de 35 a 40% é aplicado sobre a superfície externa dos dentes e o laser, juntamente com um conjunto de luzes (LED), são aplicados sobre este gel, ativando a liberação de moléculas de oxigênio. Estas moléculas de oxigênio liberadas penetram na estrutura dentária, eliminando os pigmentos causadores das manchas.

Meus dentes podem ser clareados ?
faq1

Em geral, qualquer pessoa pode ter seus dentes clareados, desde que estejam íntegros, sem muitas restaurações em dentes anteriores, e que não sofram de hipersensibilidade. A estrutura dos dentes não é afetada nem causa nenhum enfraquecimento.

Quais são as vantagens do clareamento a laser ?
faq3

Rapidez: O tratamento a laser é feito em uma única sessão de aproximadamente 1 hora (as duas arcadas), enquanto que o método tradicional caseiro dura de 2 a 3 semanas por arcada. No clareamento a laser, o paciente já sai do consultório com seus dentes clareados. Alguns pacientes podem precisar de mais de uma sessão.

Comodidade: No clareamento a laser, não existe a necessidade do uso de moldeira individual para dormir, contudo a conjugação das duas técnicas é o mais recomendado, internacionalmente.

Segurança: No clareamento unicamente caseiro com moldeira individual, muitos pacientes acabam desistindo do tratamento por causa da sensibilidade dentária provocada pelo gel, durante o tempo do tratamento, que pode levar de 2 a 3 semanas. No clareamento a laser, não há sensibilidade e, se houver, é bem menor e dura apenas 24 horas após o tratamento. Isto acontece porque o laser promove diminuição da sensibilidade pós-operatória.

O clareamento a laser é seguro para gengivas e dentes ?
faq4

Sim, é absolutamente seguro. O agente clareador não tem contato com a gengiva, pois ela é protegida com um material borrachóide. Não há também perigo para os dentes, pois o clareamento não afeta a estrutura dentária.

O clareamento dental altera a cor das restaurações já existentes ?
faq5

Não. Ele age apenas sobre o dente, e as restaurações existentes não clareiam com o tratamento, sendo necessária a substituição das restaurações antigas que ficarem em desarmonia estética após o clareamento por outras da mesma cor dos dentes clareados.

O clareamento pode escurecer com o tempo ?
faq6

Sim, mas os dentes clareados nunca voltarão a ter a mesma cor que tinham antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção. O escurecimento dos dentes podem ocorrer por diversas causas, como:

  • Envelhecimento (os dentes escurecem com o tempo)
  • Tabagismo
  • Alimentos corantes (refrigerantes, chá, café e afins).
  • Formação genética de cada indivíduo.
  • Tratamento de Canal.
  • Antibióticos durante a fase de formação dos dentes.
Existem efeitos colaterais ?
faq7

Há casos de sensibilidade durante e/ou após o tratamento. Para evitar que isto aconteça, durante o clareamento realiza-se no consultório a aplicação de substâncias dessensibilizantes. Nos casos mais intensos, recomenda-se o uso de analgésico para maior conforto do paciente.

Quem deve evitar o tratamento clareador ?
faq8

Gestantes, lactantes, pessoas que apresentem reação alérgica comprovada ao produto e com patologias periodontais severas.

Quais cuidados devemos ter durante o clareamento ?
faq9

Devemos evitar alimentos cítricos, e evitar o uso de alimentos escuros que possuam alta taxa de pigmentos corantes, como: café, chá preto, refrigerantes.

Posso tentar fazer o clareamento por minha conta ?
faq10

Não é recomendável fazer clareamento sem a supervisão de um profissional capacitado e apto a resolver qualquer tipo de problema.

O clareamento pode provocar danos à gengiva ?
faq11

Não, o clareamento não provoca danos, desde que o paciente faça tratamento supervisionado com um dentista responsável e não use produtos vendidos pela tv ou em supermercados. Qualquer lesão e sensibilidade devem ser imediatamente comunicadas ao dentista.

Os produtos usados no clareamento são seguros à saúde geral ?
faq12

Sim. Como outros produtos utilizados na medicina e na odontologia, se usados corretamente e com a supervisão de um profissional experiente, não promovem nenhum prejuízo à saúde geral.