ATM

O que é ATM ?

É a sigla de Articulação Temporo Mandibular que está localizada próxima ao ouvido e é responsável pelos movimentos da boca.

Quais os sintomas da ATM ?
  • Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos.
  • Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca.
  • Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar.
  • Mandíbulas que “ficam presas”, travam ou saem do lugar.
  • Flacidez dos músculos da mandíbula.
  • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.
Como tratar a ATM ?

Embora não exista uma cura para a ATM, existem diversos tratamentos que você pode seguir para diminuir consideravelmente os sintomas. Seu dentista pode recomendar um ou mais dos seguintes tratamentos:

• Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular através da aplicação de calor úmido ou através de medicamentos como relaxante muscular, aspirina ou outros analgésicos comuns, ou ainda antiinflamatórios.
  • Reduzir os efeitos prejudiciais de travamento ou rangido, por meio de um aparelho, algumas vezes chamado de placa de mordida ou “splint”. Este aparelho, feito sob medida para sua boca, se encaixa nos dentes superiores e ao deslizar sobre os dentes inferiores impede estes dentes inferiores de ranger contra os dentes superiores.
  • Aprender técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure condicionamento e aconselhamento para ajudar a evitar o estresse.
  • Quando partes da mandíbula são afetadas e os tratamentos não surtiram efeito, uma cirurgia na articulação pode ser recomendada.